Adriana Maria Bernardes da Silva

Bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Unicamp. Integrante do Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial (GEOPLAN) do IG-Unicamp. Pesquisadora do CNPq.

Allan de Rosa

Escritor e angoleiro. Historiador, mestre e doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Integra o movimento de Literatura Periférica de São Paulo. É autor de Da Cabula (Prêmio Nacional de Dramaturgia Negra, 2014), Zagaia, dos livros-CD A Calimba e a Flauta e Mukondo Lírico (Prêmio Funarte de Arte Negra, em 2014), além do ensaio “Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem” e outras obras.

André Pasti

Professor de Planejamento Territorial na UFABC. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Licenciado e Mestre em Geografia pela Unicamp. Integrante do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social e membro da direção da AGB-Campinas.

André Luis Pinheiro Neiva

Professor, formado em Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Músico da Escola de Samba Porto da Pedra (município de São Gonçalo).

Anita Loureiro de Oliveira

Geógrafa e Mestra em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Doutora em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ). Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenadora da COLETIVA - Grupo de Pesquisa em Geografia, Cultura, Existência e Cotidiano.

 

Antonio Carlos Malachias

Mestre e doutorando em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professor e pesquisador do Centro de Estudos Periféricos da UNIFESP, NEINB/USP e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos Interdisciplinares Sobre o Negro Brasileiro.

 

Catia Antonia da Silva

Professora Titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão:  Urbano, Território e Mudanças Contemporâneas (FFP/UERJ & CNPq). Pró-Reitora de Políticas e Assistência Estudantis da UERJ. Pesquisadora do CNPq.

Denise Elias

Geógrafa e Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professora Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora do grupo de pesquisa Globalização, Agricultura e Urbanização (GLOBAU). Pesquisadora das redes de pesquisa ReCiMe, Reagri e Observatório das Metrópoles. Pesquisadora do CNPq.

Fabio Contel

Geógrafo, possui mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Desde 2008 é docente do Departamento de Geografia da FFLCH/USP. Realizou parte do doutorado na Friedrich-Schiller-Universität Jena em 2005, onde foi também professor/pesquisador visitante (2007). Realizou pós-doutorado na The School of Geography of the University of Oxford (2017/2018). Integrante do Laboplan-USP. Pesquisador do CNPq.

Fábio Tozi

Professor do Departamento de Geografia e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências da UFMG e da UFSCar-So. Doutor em Geografia Humana pela USP, com Estágio Doutoral na EHESS de Paris e Pós-Doutorado junto ao Departamento de Geografia da Unicamp. Coordenador do Grupo de Pesquisas [continente].

Flavia Grimm 
Geógrafa, mestre e doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa de pós-doutorado junto ao Instituto de Estudos Brasileiros (USP), trabalhando com o Fundo Milton Santos (arquivo de documentos). Ao longo da pesquisa, acompanhou, junto ao Serviço de Arquivo, sua organização e processo de descrição documental e inserção de informações no banco de dados do IEB, disponível ao público por meio do seu Catálogo Eletrônico. 

Francisco Foot Hardman

Professor titular na área de Literatura e Outras Produções Culturais do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, onde ensina desde 1987. Foi professor/pesquisador visitante em várias instituições internacionais, entre elas na Universidade de Pequim (2019-2020). Daí resultou seu livro, “Meu Diário da China: a China real aos olhos de um brasileiro” (Ed. bilíngue ilustrada. Pequim, PKU Press, 2021).

Hilton Cobra

Ator e fundador da Cia dos Comuns, onde dirigiu e produziu vários espetáculos. Atuou no teatro, no cinema e na televisão. Recebeu diversos prêmios e indicações, com destaque para o prêmio de melhor ator no Festival Nacional de Cinema de Brasília/2008, e melhor ator no 9º Prêmio Olhares da Cena 2018/Porto Alegre. Como gestor público foi diretor do Centro Cultural José Bonifácio e presidente da Fundação Palmares/MINC. Atualmente está em cartaz com o monólogo teatral “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!”.

Jaime Oliva
Docente e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (USP), onde coordenou o programa de pós-graduação Culturas e Identidades Brasileiras. Liderou o projeto Como Pensar o Brasil Hoje, desenvolvido em parceria com o SESC-TV dando origem à série Galáxias, olhares sobre o Brasil (2015). É geógrafo e publicou, entre outros títulos, Temas da Geografia do Brasil (Atual, 1999), Cartografia (Melhoramentos, 2013) e Espaço Comunicativo e Fratura Social (Fino Traço).

Jonathan Fragoso Brasil

Professor, formado em Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-Graduando em Teorias e Práticas da Geografia Escolar pelo Colégio Federal Pedro II. Compositor de samba-enredo. Intérprete da Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra (São Gonçalo). 

 Ladislau Dowbor
Economista e professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios. Autor e co-autor de cerca de 45 livros.

Leila Christina Dias

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Geografia pela Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne), foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) entre 2009-2011. Bolsista de produtividade do CNPq, desenvolve pesquisa sobre a relação entre finanças, política e território, particularmente sobre as redes de associações organizadas pelos maiores grupos econômicos no país.

Lisandra Pereira Lamoso

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professora Titular na Universidade Federal da Grande Dourados, com atuação no Programa de Pós-graduação em Geografia. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidad Autónoma de Madrid. Pesquisadora do CNPq.

Manoel Lemes da Silva Neto

Arquiteto e urbanista, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e especialista em Gestão do Desenvolvimento Regional pelo Instituto Latino-americano e do Caribe de Planificação Econômica e Social (ILPES). Professor titular da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontíficia Universidade Católica de Campinas, coordenador do grupo de pesquisa Laboratório de Desenho de Estratégias Urbano-Regionais (LADEUR).

Márcio Cataia

Professor nas áreas de geografia econômica e geografia política do Instituto de Geociências da Unicamp, onde leciona e orienta pesquisas desde 2002, e atualmente ocupa o cargo de Diretor da Unidade. Integra o Geoplan (Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial) onde coordena o Grupo de Pesquisas em Economia Política do Território. Pesquisador do CNPq.

María Laura Silveira

Investigadora Principal de CONICET no Instituto de Geografia da Universidade de Buenos Aires e Professora de Pós-graduação nessa universidade. Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo, onde também foi professora e pesquisadora do CNPq. Desenvolve pesquisas sobre território e urbanização e epistemologia da Geografia. 

Marina Regitz Montenegro 

Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Geografia, planejamento e urbanismo pela Université de la Sorbonne-Nouvelle e Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Substituta da Universidade de Brasília. Suas produções versam principalmente sobre temáticas relacionadas à economia urbana, pobreza e financeirização. 

Mauricio Moysés
Bacharel e Licenciado em Geografia pela Unicamp. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicamp. Doutorando pelo mesmo Programa. Integrante do Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial (GEOPLAN) do IG-Unicamp.

Mónica Arroyo

Professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordenadora do Laboplan-USP. Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo/PROLAM. Graduação em Geografia pela Universidad de Buenos Aires.

Nina Santos

Pós-doutoranda no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital e pesquisadora associada do Centre d’Analyse et de Recherche Interdisciplinaires sur les Médias (Université Paris II). Foi pesquisadora visitante no Center of Advanced Internet Research (CAIS – Alemanha, 2020) e no grupo Social Movements in the Global Age, na Université de Louvain-la-Neuve (SMAG – Bélgica, 2018).

Raimundo Bonfim

Advogado, diretor da Associação Nova Heliópolis - favela de São Paulo, integrante da coordenação do Fórum Nacional de Reforma Urbana e da Coordenação da Frente Brasil Popular e Coordenador Geral da Central de Movimentos Populares (CMP).

Raquel de Padua Pereira 
Bacharela e Licenciada em Geografia pela USP. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR - UFRJ. Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicamp. Integrante do Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial (GEOPLAN) do IG-Unicamp.

Renato Emerson Nascimento dos Santos

Professor do IPPUR/UFRJ. Geógrafo (UFRJ), mestre (IPPUR/UFRJ) e doutor em Geografia (UFF). É coordenador do NEGRAM/ETTERN/IPPUR (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Relações Raciais e Movimentos Sociais, que é parte do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza). Autor e organizador de livros como "Movimentos Sociais e Geografia: Sobre as espacialidades da ação social" e "Questões Urbanas e Racismo", além de artigos e capítulos de livros.

Ricardo Castillo

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Unicamp. Integrante da Rede de Pesquisa sobre Regiões Agrícolas (Reagri). Integrante do Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial (GEOPLAN) do IG-Unicamp. Pesquisador do CNPq.

Ricardo Mendes Antas Jr.

Professor Livre-docente pelo Departamento de Geografia FFLCH/USP. Pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelle Paris III, Institut des Hautes Études de l'Amérique latine (IHEAL). Doutor e Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Integrante do Laboplan-USP. Pesquisador do CNPq.

Rogério Haesbaert

Geógrafo, professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense e da Universidad de Buenos Aires. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Open University, Inglaterra. Pesquisador do CNPq.

Saint-Clair Trindade Junior

Geógrafo e Bacharel em Direito. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor Titular do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sérgio Amadeu da Silveira

Professor associado da UFABC. Doutor em Ciência Política. É pesquisador do CNPq /Produtividade em Pesquisa. Pesquisa as implicações tecnopolíticas dos sistemas algorítmicos e da Inteligência Artificial. Foi membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Silvia Lopes Raimundo

Geógrafa, mestre e doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professora do Instituto das Cidades (Unifesp). Pesquisadora do Centro de Estudos Periféricos (CEP) e do grupo Cidade, educação e participação (Unifesp - Zona Leste). E integrante do Fórum de Cultura da Zona Leste.

Tereza Campello

Economista e professora visitante da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. É, também, a primeira titular da Cátedra Josué de Castro sobre Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da FSP. Possui ampla experiência com programas de combate à fome e à pobreza, tendo sido Ministra do Desenvolvimento Social por seis anos entre 2011 e 2016.

Vanir de Lima Belo

Geógrafa e mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professora do Instituto Federal de São Paulo (IFSP-SPO) atuando nas áreas de Geografia Humana e Ensino de Geografia. Pesquisadora de temáticas culturais e urbanização.